METODOLOGIA - COMO FAZER UMA PESQUISA


Orientações importantes
» Procure pesquisar em fontes (livros, apostilas, enciclopédias e sites) confiáveis ou com indicação de seu professor. Lembre-se que, principalmente na Internet, existem informações corretas e incorretas.
» Não transforme seu trabalho numa simples cópia de livros ou sites. Usando deste artifício, além de você não aprender nada, ainda corre o risco de tirar uma nota baixa.
» Leia o material pesquisado, faça um resumo destacando as principais informações levantadas e escreva um texto com suas próprias palavras.
» Um bom trabalho começa por uma boa capa. Coloque nela todas as informações necessárias, tais como: nome, número, série, nome do professor e da matéria, título do trabalho, data e outras informações solicitadas pelo professor. A estética ajuda muito e causa uma boa impressão, portanto, capriche na organização da capa.
» Cuidado com a redação do trabalho. Faça sempre uma correção com o propósito de corrigir erros ortográficos e gramaticais.
» Peça para algum amigo ou parente para ler seu trabalho. Para você o trabalho pode estar muito bom e claro, mas uma segundo opinião é sempre bem vinda.
» Quando utilizar imagens, procure sempre colocar legenda. As fotos e figuras não servem somente para ilustrar o trabalho, mas também são ótimas referências e fontes de informação.
» Caso o trabalho seja digitado, procure utilizar fonte arial ou times new roman (tamanho 12). Os títulos e subtítulos podem ser em tamanho 14 e negrito.

» Divida seu trabalho em partes:
1º - Índice : relação dos assuntos abordados em seu trabalho e distribuição temática.
2º - Introdução : neste item você vai explicar rapidamente do que se trata o trabalho e o que você pretende com ele.
3º - Desenvolvimento : é o miolo e a parte mais importante do trabalho. Desenvolva um texto claro e objetivo, explicando o assunto abordado, dando exemplos, citando trechos de livros (sempre entre aspas e com citação bibliográfica), levantando hipóteses etc.
4º - Conclusão : coloque seu ponto de vista sobre o assunto e encerre o texto com sua conclusão final.
5º - Bibliografia : não esqueça de citar todos os livros, apostilas, sites e outros materiais que você utilizou em seu trabalho.


Esperamos ter ajudado você na elaboração de seu trabalho escolar.
A Equipe do site Sua Pesquisa.com deseja a todos um bom trabalho !
-------------------------------------------------------
1 REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO
A apresentação escrita de um trabalho (trabalho escolar, resumo e relatório) deve ser realizada conforme indicações abaixo:
a) tipo de papel – deve ser utilizado o papel branco, preferencialmente nas dimensões 297x210 mm (A4);
b) escrita – digitado com tinta preta e somente um lado da folha;
c) paginação – as folhas do trabalho devem ser contadas seqüencialmente desde o sumário, mas não numeradas. A numeração é colocada a partir da introdução. O número localiza-se a 2 cm da borda superior do papel, margeado à direita;
d) margem - superior e esquerda = 3 cm inferior e direita = 2 cm;
e) espaçamento – todo texto deve ser digitado com espaçamento 1,5 de entrelinhas;
f) letra – tipo de letra Times New Roman ou Arial tamanho 12 e para citação direta usar fonte tamanho 10;
g) parágrafo – 2cm da margem esquerda;
h) numeração Progressiva – para melhor organização e apresentação do trabalho, deve-se adotar a numeração progressiva das seções do texto. Os títulos das seções primárias (capítulos), por serem as principais divisões de um texto, devem iniciar em folha distinta, com indicativo numérico alinhado à esquerda e separado por um espaço.
Destacam-se gradativamente os títulos das seções, utilizando-se os recursos de caixa alta ou versal, negrito ou, itálico.
CAPA
Deve ser de papel consistente ou simples, sem ilustração ou " embelezamento", composta de: a) Cabeçalho: nome da Instituição responsável, com subordinação até o nível do professor. Deve ser centralizado à margem superior, com letras maiúsculas, tamanho 12, espaçamento entre linhas simples;
b) Título do trabalho: no centro da folha, centralizado, tamanho 16;
c) Nome do aluno/série: abaixo do título 5 cm, centralizado, letras maiúsculas, tamanho12;
d) Local, mês e ano: centralizado, a 3cm da borda inferior e as primeiras letras maiúsculas, tamanho 12.


FOLHA DE ROSTO
DEVE CONTER

Modelo de uma Folha de Rosto As mesmas informações contidas na Capa:
Nome do autor (margem superior, fonte 14)
Título do trabalho (fonte 16, maiúsculo, negrito, centralizado)
As informações essenciais da origem do trabalho: -Instituição onde o trabalho foi executado (fonte 14, só as primeiras letras maiúsculas, negrito, centralizada)
Cidade e ano de conclusão do trabalho (fonte 14, negrito, maiúsculo e minúsculo, centralizado)


DEDICATÓRIA
DEVE CONTER

Tem a finalidade de se dedicar o trabalho a alguém, como uma homenagem de gratidão especial.
(tamanho12 – negrito – podendo ser itálico alinhado a 3 tab (3,75 cm) da margem esquerda e 1 cm da margem direita – espaçamento simples digitado acima da margem inferior – sem aspas
Os AGRADECIMENTOS não obedecem às normas nem têm caráter científico. Mas devem obedecer ao bom senso. Procure redigir de forma explícita o agradecimento a todas as pessoas que ajudaram você em seu trabalho. Inicie agradecendo a seu orientador, não se esquecendo de referir-se a quem emprestou material para a pesquisa, assim como àqueles que participaram da coleta de dados. O estilo deve ser objetivo, uma vez que se trata de um trabalho acadêmico, não devendo misturar os agradecimentos profissionais com as questões pessoais
AGRADECIMENTO
DEVE CONTER

Agradeço...
(tamanho12 – negrito – podendo ser itálico alinhado a 3 tab (3,75 cm) da margem esquerda e 1 cm da margem direita – espaçamento simples digitado acima da margem inferior – sem aspas
O SUMÁRIO
oferece ao leitor uma visão global do estudo realizado. Inclui todos os títulos principais e suas subdivisões, que recebem numeração própria. Seus elementos deverão ser devidamente alinhados entre si, sempre obedecendo à margem esquerda. Digitado em negrito, a coluna de numeração deverá ser sempre alinhada obedecendo à margem direita. Os números deverão ser ligados à última palavra dos respectivos títulos por uma linha de pontos. O tamanho das letras, pontilhados e números receberão tamanhos de letras distintos, conforme especificações indicadas na Figura. Não constam no sumário: folha de rosto, folha de epígrafe, dedicatórias ou agradecimentos.

Texto: Introdução
A INTRODUÇÃO é a parte inicial do texto, abrindo o trabalho propriamente dito. A justificativa, por sua vez, deve descrever a relevância do tema e o porquê de sua escolha, abordando as contribuições acadêmicas e aplicadas. Para Salomon (2001), é a defesa de projeto, a exposição de interesses envolvidos: os teóricos, os pessoais e os da equipe de pesquisadores. Deve constar o tema tratado, justificativa, problema de pesquisa, objetivos e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho. Não apresenta indicação numérica por se tratar de texto introdutório ao trabalho. (NBR6024-89, p.2 e NBR 14724-01 p.4).
O item DESENVOLVIMENTO agrega: Referencial Teórico e Procedimentos Metodológicos (em casos de pesquisa de campo, considerar - Resultados e Análise de Dados).
Cada um destes itens deve iniciar uma página. É a parte principal do texto, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto. Independente do assunto abordado nos trabalhos acadêmicos é importante que os alunos sejam orientados para buscarem um referencial teórico, definirem o procedimento metodológico a ser desenvolvido no trabalho e que o mesmo tenha resultados.
Estes resultados muitas vezes não advêm de pesquisa de campo, mas de um levantamento bibliográfico. Com base nestes itens, aprender a analisar os resultados, argumentando e dando encaminhamento para a conclusão do trabalho.
DESENVOLVIMENTO DO TEXTO
O corpo do trabalho é onde o tema é discutido pelo autor
As hipóteses a serem testadas devem ser claras e objetivas.
Devem ser apresentados os objetivos do trabalho.
A revisão de literatura deve resumir as obras já trabalhadas sobre o mesmo assunto.
Deve-se mencionar a importância do trabalho, justificando sua imperiosa necessidade de se realizar tal empreendimento.
Deve ser bem explicada toda a metodologia adotada para se chegar às conclusões.
A CONCLUSÃO é a parte final do texto, na qual se apresentam conclusões correspondentes aos objetivos do trabalho. É o fecho do trabalho. Recapitulam-se sinteticamente os resultados do trabalho elaborado.
As principais características de uma conclusão são: essencialidade, brevidade e personalidade.
Este é o momento em que o autor do trabalho se posiciona, faz crítica, apresenta as suas contribuições e traz sua marca pessoal.
ANEXOS OU APÊNDICES é todo material suplementar de sustentação ao texto (itens do questionário aplicado, roteiro de entrevista ou observação, uma lei discutida no corpo do texto etc).

Modelo de Referências Bibliográficas
Livros
ANTUNES, Maria Thereza P. Capital intelectual. São Paulo: Atlas, 2000. BERNARDES, Cyro; MARCONDES, Reynaldo C.. Teoria Geral da administração. 3. ed.. São Paulo : Saraiva , 2002.
Dissertações e Teses
ÁVILA, Ricardo T. A pressão pela redução de preços nos novos produtos das autopeças e a inovação em automações industriais. 2001, 198 p. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas). Programa de Pós- Graduação em Administração de Empresas, Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo. MOORI, Roberto G. Um modelo de procedimento para a avaliação da produtividade na administração dos materiais. 1993. 152p. Tese (Doutorado em Engenharia). Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.São Paulo.
Dicionários
DINIZ, Maria Helena. Dicionário jurídico. São Paulo: Saraiva, 1998.
Catálogos
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Catálogo de dissertações e teses: resumos, 1999. São Paulo, 2000. 218 p. HEWLETT-PACKARD. Test & measurement catalog 1998. Englewood: Hewlett-Packard Press, 1999. 668 p.
Congressos, Seminários, Encontros
HANASHIRO,Darcy M. M; TEIXEIRA, Maria Luisa Mendes . Os papéis desempenhados pelos profissionais de recursos humanos contribuem para a vantagem competitiva sustentável? In: ENANPAD 2001. Campinas- São Paulo. Anais dos Resumos dos trabalhos. Hotel Royal, 2001. 312 p.
Periódicos

Arquivo do blog